Tecnologia do Blogger.

Somos Todos Culpados



Quero deixar o Brasil. Chegou um ponto em que não acredito mais ser capaz de fazer nada para mudar aqui. Que me sinto pequena, que sinto que os que querem fazer algo concreto não passam de gatos pingados e que tudo só vai piorar.
Estou cansada de todos colocarem a culpa em fulano ou beltrano e não se conscientizar de sua própria culpa. Somos todos culpados. De não saber votar, de se contentar com migalhas, de se fazer de coitados... Todos somos corruptíveis e cada dia que passa 'pessoas de bem' viram exceções.
O jeitinho brasileiro é uma total falta de respeito com seu próprio povo. Pregamos que é inteligente ser malandro. Jogamos nossa cultura no lixo, onde nossa humanidade jaz também há algum tempo. Deixamos de ser humanos, deixamos de nos importar com os outros.
Conforme a classe média avança, queremos que os pobres morram para deixar de ser um empecilho ao desenvolvimento do país. Desenvolvimento... desenvolver o que? Somos uma grande nação aos olhos de quem? Poder econômico nas mãos de poucos enquanto a grande massa paga por regalias absurdas dos outros. Somos uma grande nação erguida as custas de altos impostos e pouco retorno.
Somos um bando de alienados que acha que patriotismo é torcer para a seleção brasileira de futebol. Somos ignorantes e estúpidos e só sabemos consumir e consumir. Jogamos nossas frustrações na mídia, culpamos a Dilma, acreditamos que o problema começou agora...
Como ficamos tão inertes? Como esse sentimento de impotência atingiu tantas pessoas? Culpamos todos, mas não olhamos para nós mesmos, não movemos um dedo para melhorar o que quer que seja, acreditamos que não é da nossa conta.
Em quem você votou para deputado na eleição passada? e senador? o que esses políticos fizeram em quatro anos de mandato? Por que você não conversa sobre política com seus amigos? Por que não se informa para ter opiniões embasadas? Por que continuamos cometendo o mesmo erro de novo, e de novo e de novo?
A culpa é toda nossa! Nós os colocamos lá, nós fizemos toda essa merda acontecer. Falam do analfabetismo, mas o pior de tudo é o analfabetismo funcional. Não falo só das pessoas que só sabem ler e assinar o nome, falo também dos universitários, que tem teoria, que passam quatro, cinco anos numa instituição e saem mais vazios que quando entraram. Se não dá para começar de baixo, que é onde o governo deveria investir, por que não começamos por nós? Porque ninguém quer dar a cara a tapa e admitir que não sabe de nada. Ninguém quer começar do zero. Todos somos muito sabidos, 'jeitinho brasileiro', lembra?
Então, a solução que encontro é me juntar a essa massa. se não pode vencê-los... Mas eu me recuso a fechar os olhos e achar que está tudo bem. Me recuso a apenas fazer reclamações vazias e genéricas. Tento convencer as pessoas a fazerem o que é certo e sou chamada de utópica, então fico triste, vou percebendo que cada dia menos pessoas tem o desejo de realmente mudar alguma coisa. E que na primeira oportunidade que tiverem de usar o 'jeitinho brasileiro' assim o farão. Por isso quero sair deste país, me sinto em um caldeirão fervendo a ponto de explodir e não posso fazer nada para impedir.
Também sou culpada, assumo a culpa, mas consciente disso ao menos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, volte sempre =D

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital